Ciência explica como meditação grupal reduz o estresse agudo, o crime e a violência na sociedade

July 2, 2017

 

Como sabe o leitor habitual do Intelligentsia, pratico meditação há muitos anos tendo, inclusive, publicado um livro, o iEu, onde mostro como ela pode ser utilizada para controlar o estresse, reduzir a ansiedade e evitar uma gama enorme de doenças. Os efeitos individuais que a prática tem são instantâneos e profundos, e qualquer iniciado conhece de pronto os benefícios que ela traz em nível pessoal. O que muitos não sabem é o poder que ela exerce na sociedade como um todo. E isso leva à pergunta: como é possível que as pessoas meditarem sozinhas em casa ou em seus escritórios, ou em grupo, influenciem outras pessoas em toda a cidade, em todo o país ou mesmo em todo o mundo que sequer estão meditando?
 
A resposta é o efeito da superradiância, ou, como físicos o chamam, a ação à distância.
 
Por exemplo, duas rolhas estão flutuando em uma pia de água, a oito centímetros de distância uma da outra. Se você empurrar uma das rolhas para baixo e a soltar, a outra rolha sobe e desce. Se você ligar o rádio do carro enquanto dirige ao supermercado, rapidamente perceberá que uma radio que toca uma música a 50 quilômetros de distância consegue encher seu carro de música.
 
Estes são apenas dois exemplos de como um objeto pode influenciar outro remotamente, por meio do fenômeno da ação à distância.
 
Como funciona? Através da influência de ondas que se deslocam através de um campo subjacente. A água conecta as duas rolhas, enquanto o campo eletromagnético liga a estação de rádio ao rádio do carro.
 
Aumento da coerência de EEG
 
Da mesma forma como uma pedra jogada na água provoca ondulações em uma lagoa, quando pessoas “transcendem”, geram ondas de coerência em todo o campo da consciência, influenciando a todos. Toda a matéria do universo é conectada por campos fundamentais invisíveis, o campo eletromagnético, o campo gravitacional e os campos das forças fracas e fortes que unem o núcleo do átomo.
 
Em sua base, segundo as teorias do campo quântico unificado, está o campo unificado, que cria e conecta tudo no universo: todos os campos, toda a matéria, tudo, todos.
 
O comportamento dos campos
 
Uma característica interessante do comportamento dos campos é a maneira pela qual as ondas se deslocam através deles.
 
Por exemplo, considere a luz comum que irradia da lâmpada que você utiliza para ler. Ela é o produto de inúmeras ondas de luz cujo padrão é aleatório e incoerente. Cem dessas ondas de luz incoerentes produzem a luz de cem ondas separadas. Por ser incoerente, a luz de sua lâmpada é brilhante o suficiente apenas para que você possa ler o livro que está em suas mãos, mas não, digamos, para chegar até a lua.
 
Por outro lado, se essas ondas de luz aleatórias forem tornadas coerentes para que os picos e vales de cada onda estejam coerentes entre si, então a intensidade das ondas de luz fica muito maior do que quando elas propagam separadamente. Sua intensidade é proporcional ao quadrado do número real de ondas. Considere novamente essas cem ondas de luz. Faça com que funcionem de forma coerente, e elas produzirão uma luz tão brilhante como 10 mil ondas de luz incoerentes.
 
A luz coerente é chamada de luz laser. Ela pode ser refletida na lua, utilizada para realizar cirurgias ou para reproduzir uma gravação de disco a laser. Este fenômeno é conhecido como o “efeito de superradiação”.
 
Os efeitos do campo da consciência
 
Como, então, a paz e a coerência criadas por um pequeno número de pessoas que praticam meditação em um só lugar afetam uma população maior?
 
Cientistas afirmam que isso pode acontecer apenas se a consciência, experimentada em seu estado puro durante a meditação, for um campo e somente se for o mesmo campo unificado que está subjacente a toda a natureza. Segundo os pesquisadores, apenas um campo pode produzir a influência da “ação à distância”, e somente o campo unificado pode explicar os amplos efeitos sobre a sociedade observados com a prática coletiva da meditação.
 
O fato é que pouco importa a física que está por detrás do fenômeno. O que vale mesmo é que ao meditarmos, individual e coletivamente, somos capazes de influenciar os que nos cercam para o bem, e, com esse benefício, os que cercam aqueles que nos cercam também são beneficiados. Assim, medite e medite sempre, pois além dos benefícios pessoais que a prática trazem para sua mente e seu corpo, você estará fazendo um bem coletivo, que, aliás, é uma das sete leis espirituais para o sucesso pessoal.
 
 
Fonte: Global Peace Initiative

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts em destaque

Conheça a Técnica de Liberdade Emocional (EFT)

August 29, 2018

1/10
Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo
Please reload
<