Dez hábitos que pessoas saudáveis praticam logo cedo todos os dias

August 5, 2017

 

Se você é como muitas pessoas que conheço, o alarme dispara e você aperta o botão de soneca. Faz isso algumas vezes mais. Daí, sem tempo a perder, pula da cama e vai a jato ao chuveiro, sai voando de casa e para na padaria para engolir um café (de meia) e um pão (com margarina velha) na chapa antes de chegar no escritório.
 
A verdade é que vivemos cada manhã como se fosse uma prova de atletismo e sempre pensamos em mudar tudo no dia seguinte.
 
Essa rotina matinal deixa você dormir um pouco mais, mas pesquisadores dizem que começar o dia com tanto estresse não é saudável, pois acaba por marcar um tom caótico nos convidando a ter ainda mais estresse a medida que as horas passam e compromete completamente qualquer descanso extra que você pode ter tido no início do dia.
 
Existem algumas coisas que você pode aprender daqueles dentre nós que são organizados o suficiente para reescrever essa rotina matinal. Talvez não seja preciso implementar tudo isso, mas certamente ajudará mudar um pouco.
 
1. Tenha horário para dormir e respeite esse horário
 
Erradique um pouco do caos estabelecendo um horário de dormir e respeitando-o. Pode parecer engraçado para os adultos, mas é importante. Nossos corpos ficam desequilibrados se num dia deitamos às 22h e no outro de madrugada. Isso suga sua energia. De minha parte, dez da noite é meu horário há anos e, se não durmo logo em seguida, pratico um pouco de meditação so-ham, de plena atenção ou mesmo transcendental para colocar meu cérebro no ritmo da minha consciência.
 
2. Acorde cedo
 
Permita-se tempo suficiente para realizar suas tarefas matinais. Isso mudará todo o ritmo do seu dia. Faça algumas coisas pequenas e fáceis durante a manhã, como arrumar sua cama assim que levantar. Isso ajudará a manter o 'momentum' de realizar as coisas durante o dia.
 
3. Beba muita água
 
Você não bebe nada desde a noite anterior, então é uma boa se hidratar. Além disso, água acelera seu metabolismo e ajuda a regular o nível de sódio no corpo.
 
4. Exercite antes de começar seu dia
 
Os exercícios matinais são uma forma confiável de dar um impulso em sua energia. Mesmo com exercício leve você tem a impressão de ter realizado algo.
 
5. Tome um café da manhã abundante e equilibrado
 
Dê ao seu corpo a energia que ele precisa para aguentar um dia ativo pela frente.
 
6. Medite
 
Existem várias formas de meditação, mas durante as manhãs - logo após acordar ou fazer exercícios - é a momento ideal para isso. Não sabe como, então leia meu livro iEu, onde discuto a vida agitada que levamos, como diminuir o estresse e, claro, como meditar.
 
7. Leia muito
 
A leitura matinal pode trazer vários benefícios, desde criar um espaço só seu e liberar o estresse, até fazer com que o seu cérebro entre no modo de trabalho. Ter um tempo só para você é indispensável. Na minha rotina inclui ler as principais notícias de dois jornais e, quase sempre, publicar aqui no Intelligentsia antes de fazer qualquer outra coisa no trabalho.
 
8. Escreva um diário (sério!) ou crie um blog
 
Existem vários benefícios em manter um diário, porém escrever nele todas as manhãs ajudará a fazer com que a sua criatividade brilhe ao mesmo tempo que fortalece a sua autodisciplina e sua confiança que ajudam você durante o dia.
 
9. Ouça música (e de qualidade)
 
A música estimula o seu cérebro. Permita que sua mente esteja em um lugar mais positivo ao ouvir algo otimista e encorajador no seu caminho ao trabalho.
 
10. Diga "eu te amo" e peça perdão mais vezes
 
Mostrar a sua gratidão dizendo a alguém que você o ama diariamente pode ter um efeito poderoso na sua saúde. Sem contar que um pouco de amor, seja ele romântico ou entre amigos, ajuda a aliviar o estresse e a direcionar o resto do seu dia na direção certa. E que tal praticar o Ho'oponopono para melhorar ainda mais sua relação consigo mesmo e com outros.

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