Conheça os benefícios da massagem e agende a sua

July 9, 2018

 

No Ocidente, a massagem, que era muito popular na Grécia e na Roma antigas, foi praticamente banida na idade média, devido a dogmas religiosos que viam toda forma de atividade corporal como algo pecaminoso. Isso ocorreu no Oriente, e os chineses, por exemplo, ainda preservavam suas técnicas avançadas de terapias corporais, como o Anmá e o Tuiná.

 

Hoje, massagens não estão mais disponíveis apenas em spas de luxo e academias sofisticadas. A massagem terapêutica é oferecida em empresas, clínicas, hospitais, aeroportos e até rodoviárias. Se você nunca recebeu uma massagem, saiba mais sobre os possíveis benefícios para sua saúde e o que esperar durante uma sessão de massagem terapêutica.

 

O que é massagem?

 

Massagem é um termo geral utilizado para designar o processo de pressionar, friccionar e manipular sua pele, músculos, tendões e ligamentos. Massagens podem variar de um leve toque à pressão profunda. Existem muitos tipos diferentes de massagem, incluindo essas mais comuns:

 

Massagem clássica (sueca): este é um tipo de massagem suave que utiliza movimentos longos, amassamento, movimentos circulares profundos, vibração e batidas para ajudar a relaxar e energizar a pessoa. Essa massagem foi desenvolvida na Suécia por Pehr Henrik Ling, no século XIX.

Ling era ginasta e esgrimista. Pesquisou estilos de massagens antigas, como a dos romanos e dos chineses e estudou a relação tipo de manobra versus velocidade e intensidade da mesma e qual o efeito no organismo humano.

 

O principal benefício fisiológico da massagem sueca é a expulsão do ácido lático das fibras musculares. Muito útil para atletas e pessoas com dores musculares decorrentes de tensão. Seu estilo ficou conhecido em toda a Europa e estudantes de vários países aprenderam sua técnica e a disseminaram no Ocidente. No Brasil, a massagem sueca também ficou conhecida como "massagem clássica".

 

Psicoterapia corporal integrativa com reflexologia: a técnica envolve uma massagem de corpo inteiro que utiliza reflexologia, acupressão e estimulação eletrônica dos músculos e nervos. Empregando antigas práticas da medicina tradicional chinesa aliadas à moderna tecnologia ocidental, a massagem, que dura cerca de uma hora, utiliza toques e estímulos elétricos transcutâneos e musculares em pontos específicos do corpo para eliminar tensões emocionais crônicas e permitir o pronto retorno do fluxo bioernergético pelo corpo. Cada músculo e área do corpo estão ligados a determinadas emoções e conteúdos psíquicos que muitas vezes optamos por reprimir e nem percebemos. Ao longo da massagem, também são realizados movimentos oculares e fotoestimulação, visualizações, expressões faciais, movimentos dos braços e pernas e alongamento. Ela trata dores, depressão, ansiedade, baixa autoestima, traumas, medos, insegurança e outros importantes problemas emocionais.

 

Massagem profunda: essa técnica de massagem utiliza pressionamento mais lento e forte para atingir as camadas mais profundas de músculo e tecido conjuntivo, geralmente para ajudar a recuperar danos musculares causados ​​por lesões.

 

Massagem esportiva: esse tipo é semelhante à massagem sueca, mas é voltado para pessoas envolvidas em atividades esportivas para ajudar a prevenir ou tratar lesões.

Massagem de ponto de gatilho: essa massagem concentra-se em áreas de fibras musculares tensas que podem se formar em seus músculos após lesões ou uso excessivo.

 

Benefícios da massagem

 

De modo geral, a massagem é considerada parte da medicina complementar e alternativa. É cada vez mais oferecida em conjunto com o tratamento-padrão de uma ampla gama de condições médicas.

 

Estudos sobre os benefícios da massagem demonstram que ela é um tratamento eficaz para reduzir o estresse, a dor e a tensão muscular.

 

Embora sejam necessárias mais pesquisas para confirmar os benefícios da massagem, alguns estudos descobriram que a massagem também pode ser útil para tratar:

 

- Ansiedade

- Desordens digestivas

- Fibromialgia

- Dores de cabeça

- Insônia relacionada ao estresse

- Síndrome de dor miofascial

- Tensões ou lesões de tecidos moles

- Lesões esportivas

- Dor nas articulações temporomandibulares

 

Além dos benefícios para condições ou doenças específicas, algumas pessoas gostam de massagem porque ela produz sentimentos de carinho, conforto e conexão.

 

Riscos da massagem

 

A maioria das pessoas pode se beneficiar da massagem. No entanto, a massagem pode não ser apropriada se você tiver:

 

- Distúrbios hemorrágicos ou se toma medicação para afinar o sangue

- Queimaduras ou feridas em processo de cicatrização

- Trombose venosa profunda

- Fraturas

- Osteoporose grave

- Trombocitopenia grave

 

Algumas formas de massagem podem deixar seu corpo um pouco dolorido no dia seguinte. Mas a massagem não deve ser dolorosa ou desconfortável. Se alguma parte de sua massagem não parecer certa ou dolorosa, fale imediatamente. A maioria dos problemas sérios decorre de muita pressão durante a massagem.

 

O que você pode esperar durante uma massagem

 

Você não precisa de nenhuma preparação especial para massagem. Antes de começar uma sessão de massagem terapêutica, seu terapeuta deve discutir com você quaisquer sintomas, seu histórico médico e o que você espera da massagem. Seu terapeuta deve explicar o tipo de massagem e as técnicas que serão utilizadas.

 

Em uma sessão típica de massagem, você se despe ou utiliza roupas confortáveis e folgadas. Dispa-se apenas ao ponto em que se sentir confortável. Você geralmente deita em uma maca e se cobre com um lençol ou toalha. Você também pode receber uma massagem sentado em uma cadeira, totalmente vestido. Seu massagista deve realizar uma avaliação por toque para localizar áreas doloridas ou tensas e determinar quanta pressão aplicar.

 

Dependendo de sua preferência, seu terapeuta pode usar óleo ou loção para reduzir o atrito em sua pele. Informe seu terapeuta se for alérgico a qualquer ingrediente.

 

Uma sessão de massagem pode durar de 10 minutos a 90 minutos, dependendo do tipo de massagem e de quanto tempo você tem disponível. Não importa que tipo de massagem você escolha, você deve se sentir calmo e relaxado durante e após a massagem.

 

O que lembrar sobre massagem

 

Esqueça a ideia de que a massagem é só um jeito de se sentir bem, de se mimar ou de cuidar de você mesmo. Pelo contrário, ela pode ser uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a cuidar da sua saúde e bem-estar se tem uma condição de saúde específica ou se está apenas procurando outra forma para reduzir o estresse. Você pode até aprender a fazer automassagem ou fazer massagem em outros em casa.

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