top of page

Não consegue dormir? Assista a um vídeo ASMR e resolva esse problema!


O universo da psicologia e das técnicas desenvolvidas nos últimos anos para nos ajudar a relaxar nunca deixa de me surpreender, até porque muitas delas funcionam muito bem. Uma delas é o chamado “Autonomous Sensory Meridian Response” (ASMR, ou Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano), um nome bem difícil para uma sensação prazerosa que você pode conseguir principalmente assistir a vídeos que associam barulhos de objetos, sons da boca, sopros e até vozes baixas e calmas. O objetivo é promover o sono, a concentração e a calma e esse é um novo filão explorado por centenas de youtubers. O vídeo acima por exemplo, já tinha sido visualizado mais de um milhão de vezes quando este texto foi escrito.

Apesar de seus incríveis efeitos, no meio científico mais ortodoxo há quem diga que não há comprovação de que esses vídeos alterem algum mecanismo cerebral. Mais provável mesmo é que o que falte no momento é algum estudo que tenha sido realizado para demonstrar o que muda e onde no cérebro.

Segundo a Associação Brasileira do Sono, o efeito dos vídeos ASMR está relacionado à concentração que geram. Além dos barulhos de objetos e vozes baixas, há vídeos ASMR que simulam situações cotidianas que têm potencial para gerar relaxamento. Curiosamente, para muitas pessoas que procuram por esses vídeos, ir ao cabeleireiro, fazer tatuagem ou ir ao dentista estão entre as simulações que as pessoas mais querem.

Como são os vídeos

Em busca de estimular mais concentração, a maioria dos vídeos ASMR enquadra só o rosto ou na boca do YouTuber, que também costumam fazer gestos em direção à câmera para explorar a sensação de contato físico e até afetivo. Não incomum, quem assiste a esse tipo de vídeo afirma que sente sonolência, concentração e até formigamento.

Como funcionariam os vídeos ASMR

Exatamente como os vídeos atuam ainda será objeto de muito estudo, mas uma coisa que parece clara é que assisti-los ajuda a pessoa a se afastar das dezenas de pensamentos intrusivos que a assolam quando chega a hora de deitar. Ao assistir a um vídeo ASMR, a pessoa transitaria com mais facilidade das ondas cerebrais beta (aquelas que temos enquanto estamos acordados, para alfa, quando ficamos em vigília relaxada).

Tipos de vídeos ASMR

Há "gatilhos" que ativam as sensações sentidas por quem busca a técnica. Elas são chamadas por seu nome em inglês, os "triggers", e servem como uma espécie de categorização desses vídeos. Uma pesquisa da Universidade Swansea, os gatilhos preferidos são:

- Sussurros (75%) - Atenção pessoal (69%) - Sons nítidos (bater as unhas em objetos, arranhar, etc.) (64%) - Sons vagarosos (53%) - Sons repetitivos (36%) - Sorriso (13%) - Barulho de avião (3%) - Barulho de aspirador de pó (2%) - Risada (2%).

Muito populares também são os chamados "roleplays", que são vídeos em que o apresentador simula falas e barulhos para remeter a situações em que você talvez já tenha tido essas sensações involuntárias. Ir ao salão de beleza, por exemplo, é relaxante quando mexem no seu cabelo, e os vídeos de roleplay tentam fazer com que você tenha essa mesma experiência enquanto assiste.

Fonte: Minha vida

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Busca por tags
Siga-me
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page