12 motivos para tomar banho gelado todos os dias

May 15, 2019

Depois de começar a estudar a Teoria Polivagal e maneiras de estimular o importantíssimo nervo vago, passei a tomar apenas banhos gelados. Impressionado com as incríveis sensações de relaxamento e calma que eles me trazem, fui pesquisar o que é que está acontecendo com meu corpo ao implementar e tornar dessa prática um hábito.

 

E não é que há muita pesquisa a respeito?

 

Tomar um banho frio logo cedo ou para terminar o dia pode ser um desafio insuperável para muitas pessoas, já que a maioria prefere água quente para relaxar o corpo.

 

Mas uma bela chuveirada fria oferece benefícios para o corpo e pode ajudar a melhorar a saúde de várias maneiras: de relaxar a mente a melhorar a pele e reduzir aquelas gordurinhas.

 

Seguem 12 motivos para abraçar o frio para aproveitar os benefícios de um banho gelado:

 

1. Promove a perda de gordura

 

Sim, simplesmente deixar a água gelada correr pelo corpo pode ajudar a reduzir peso. Banhos frios ativam a gordura marrom, que gera calor no corpo.

 

O aumento da atividade da “gordura boa” queima calorias de modo a manter o corpo aquecido. Pesquisas mostraram que o frio pode aumentar gordura marrom 15 vezes acima da quantidade normal.

 

2. Melhora a imunidade

 

Um estudo realizado na Inglaterra mostrou que tomar banho frio regularmente aumenta a taxa da velocidade metabólica e a quantidade de glóbulos brancos no corpo, o que ajuda a combater doenças.

 

3. Melhora a circulação

Melhorar a circulação melhora a saúde cardiovascular em geral. Os benefícios de tomar banhos frios incluem uma melhoria no fluxo sanguíneo. Isso permite que o sangue corra para os órgãos para ficar aquecido.

 

4. Drena o sistema linfático

 

Banhos frios ajudam a impulsionar a atividade do sistema linfático, que elimina resíduos de células. Isso reduz o risco de infecções.

 

5. Promove a resiliência emocional

 

Um estudo mostrou que banhos frios podem ajudar a desenvolver um sistema nervoso resiliente ao estresse. O esforço em si funciona como uma pequena forma de estresse oxidativo que o corpo adaptaria ao longo do tempo e ensinaria o cérebro a se preparar para o estresse.

 

6. Diminui o estresse

 

Como o cérebro aprende a lidar com situações estressantes, banhos frios também podem ajudar a reduzir os níveis de ácido úrico e aumentar a glutationa no sangue, o que, por sua vez, ajuda a reduzir o estresse.

 

7. Diminui as chances de depressão

 

Descobriu-se que banhos frios aliviam os sintomas da depressão estimulando o "ponto azul" no cérebro que libera a noradrenalina, uma substância química que desempenha um papel no alívio da depressão.

 

8. Aumenta os níveis de testosterona

 

Para homens, mesmo uma pequena quantidade de calor pode afetar a síntese de DNA, RNA e proteínas nos testículos. Um estudo descobriu que 15 minutos de aumento de calor nos testículos de ratos levaram a uma diminuição significativa da testosterona. Isso sugere que temperaturas baixas poderiam reverter o efeito.

 

9. Melhora a fertilidade

 

Descobriu-se que os banhos frios aumentam a contagem de espermatozoides e a fertilidade. Os pesquisadores acreditam que também pode reverter os efeitos de banhos quentes, que são considerados um contraceptivo masculino eficaz.

 

Em um experimento anterior, homens que tomaram um banho quente de meia hora a cada dois dias durante três semanas tornaram-se inférteis por seis meses.

 

10. Acelera a recuperação muscular

 

Um estudo realizado em 2009 mostrou que um banho gelado após treinamento intenso melhora a circulação e ajuda a remover um pouco de ácido lático, o que pode acelerar a recuperação do corpo.

 

11. Melhora a pele e o cabelo

 

Os benefícios de tomar um banho frio não são apenas melhorar a saúde, mas sim dar às pessoas aparências melhores. Água gelada ajuda a reduzir o risco de perder muitos óleos naturais da pele e cabelos. 

Também ajuda a fazer com que o cabelo pareça brilhante e fortalece sua aderência ao couro cabeludo.

 

12. Melhora o sono

 

Um banho gelado de 10 minutos poder ajudar a ter um sono incrível à noite. Uma ducha gelada gera um efeito tranquilizante que induz o sono.

 

Fonte: MSN Lifestyle

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts em destaque

Conheça a Técnica de Liberdade Emocional (EFT)

August 29, 2018

1/10
Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo